quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dicionário de Informática - Valdécio Lacerda ( n° 41 - 9°B )

1 - Freeware

Meu conceito: Programa que não precisa pagar para usar.

Conceito formal: [Do inglês Free = livre + (soft) ware] (Software gratuito). Programa de computador distribuído gratuitamente por seu autor, para livre utilização de qualquer usuário.

Utilidade: Ajudar a as pessoas a exercer alguma função sem custo.

Aplicação: Qualquer computador


2 - Limeware

Meu conceito: Programa onde se é possivel baixar músicas e videos através da internet.

Conceito formal: O LimeWire é, um compartilhador de arquivos para o Mac. Além de ter uma interface bastante intuitiva, funciona bem e oferece muita comodidade ao usuário na hora de realizar pesquisas por arquivos diversos (músicas, vídeos, etc.).

Utilidade: Tornar possível o download de músicas e vidéos pela Internet de um modo simples

Aplicação: Em qualquer computador com Internet


3 - Banco de Dados

Meu conceito:
Onde se armazena dados.

Conceito formal: Conjunto de informações armazenadas e ordenadas para consulta imediata por meio de uma palavra-chave.

Utilidade: Armazenar dados

Aplicação: Em qualquer computador com os devidos programas


4 - Weblog

Meu conceito: Programa que permite transformar um site em um diário digital.

Conceito formal : Serviço desenvolvido pelo norte-americano Evan Williams, proprietário da Pyra Labs. Baseia-se num software chamado blogger, que permite transformar um site num diário digital, para o registro de relatos do cotidiano de seu proprietário. Essa modalidade de website caiu rapidamente no gosto dos usuários da Internet, devido, principalmente, a sua facilidade de criação e atualização de seu conteúdo, mesmo para quem não domina a linguagem HTML. Por conta desse sucesso, está se transformando num canal de expressão individual na Web, deixando de ser usado apenas como um diário, para oferecer conteúdos especializados nos mais diversos assuntos. O mesmo que blog.

Utilidade: Virar um canal de expressão pela web

Aplicação: Computadores com internet.

5 - Wi-Fi

Meu conceito: Conexão de rede sem fio.

Conceito formal: [Sigla em inglês para Wireless Fidelity ] (Fidelidade sem Fio) Certificação concedida pelo WECA para equipamentos baseados no padrão IEEE 802. 11b

Utilidade: Conectar computadores ou outros eletrônicos sem a necessidade de fios.

Aplicação: Todos os computadores










Um comentário:

  1. Salve !
    Em busca de leitores e de petrocínio para o meu blog, estou aqui para convidá-lo a conhecer "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...", em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Professora e pesquisadora da cultura brasileira, acredito num mundo melhor com menos violência através do exercício da leitura e da reflexão.
    O afeto e a educação continuam sendo o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o seu próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    Além disso, divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais têm sido outra de minhas metas, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade. Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos, depois de ler "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna para fazer uma peça de teatro na escola onde estudava - Chicó foi o meu primeiro amor. Penso que falta ao povo brasileiro conhecer mais o seu país. Ultoimamente temos visto tantos escândalos na TV, dinheiro em mala, en cueca, em bolsa, escondidos até em meia...tanta gente passando necessidade e essa raça de políticos desviando milhões dos cofres públicos, deixando o povo a mercê da própria sorte. Uma total falta de respeito para com o seu país. Falta a essa gente o sentimento de pertencimento, afinal o Brasil ainda é o melhor lugar para se morar.
    Bem, se você achar a minha proposta coerente, VAMOS TODOS JUNTOS NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR.
    Atualmente moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, ruídos aqui só o canto dos pássaros, o Curupira,do Caruara, a Pisadeira ... vez por outra o Saci aparece aprontando das suas. Devido a localidade ser muito alta, o sinal que chega do meu 3G é muito precário, nem sempre posso estar online. Alé, disso tenho outro probleminha: os relâmpagos. Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no meio do mato e, na medida do possível, vou respondendo os e-mails que chegam e atualizando o meu blog FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Se você ainda não o conhece, dê uma chegadinha por lá, é só clicar no link em azul. Deixe para mim o seu comentário.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010 que se inicia.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir